A VIAGEM SEGUINTE

Cristina_Brito_Capa_REV4A Viagem Seguinte, de Cristina Brito
colecção mundos 002 | crónica

ISBN 978-989-8592-39-2 | 1ª edição: Maio de 2014

14×22 cm | 56 páginas | 8,5 euros

EXCERTO

A cidade respirava vida e boa disposição na aparente calmaria de uma cosmopolita capital

que se erguia devagar. Pelas ruas, as pessoas riam e brigavam na mesma medida, e o silêncio e a gritaria sobrepunham-se a compasso certo. Eram as vozes familiares de todos os antepassados que já tivemos.

Uma a uma, saíam do alguidar e das mãos do seu protector, que as acariciava com o olhar, trinta tartarugas de couro, miniaturas de gigantes futuros. Pretas, lindas, ansiosas, cheias de esperança. Esperança de décadas longas à sua frente. E sem esperar, e sem ninguém dizer, caminhavam para o mar deixando fugazes pegadas na areia.

RECEPÇÃO CRÍTICA / LEITURAS

Cristina Brito neste seu livro navega pelo mar, “o princípio de tudo” com diversas escalas pela África insular de São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, em tempos e circunstâncias diversas, desenhando um gráfico descontínuo de emoções e pensamentos telúricos (por certo uma bióloga agarra-se à matéria que a envolve), frequentemente poéticos, pois que “a sua ligação visceral ao mundo verde, ao mar azul e ao soco insuportável de calor húmido e animal” proporciona-lhe o ambiente adequado à singular e original forma como se exprime.
Enquanto a Cristina, entre Lisboa e São Tomé, sentada “numa esplanada a olhar o rio”, terminou este livro e se “prepara para a viagem seguinte”, também nós, nas margens do Tejo, ouvimos “as vozes familiares de todos os antepassados que já tivemos”.
Armando Taborda

Anúncios
%d bloggers like this: