Gez Walsh

Walsh_003Gez Walsh é um animador pedagógico que granjeou forte reconhecimento no Reino Unido graças a uma abordagem da poesia como meio para desenvolver nas crianças as suas capacidades de comunicação. De resto, Walsh terá começado a brincar com rimas e jogos de palavras para curar a dislexia de um filho.
A sua poesia recorre a uma linguagem infantil sem tabus, dando mesmo a ilusão de que o enunciador é, em simultâneo, participante e espectador. Que é possivelmente o que acontece a todos os adultos que não se esquecem da sua própria infância e têm os ouvidos atentos à realidade sonora da comunicação. Por outro lado, a moral da história nunca é definida por modelos (o politicamente correcto, o cuidadosamente religioso…), antes dá espaço para a diferença se entender com a provocação e se desvia com confiança de um bom tom que qualquer escola que se preze deseja garantir, por exclusão.

WEB

Na Companhia das Ilhas: A Borbulha no Rabo. Poemas Terríveis para Meninos Terríveis. Versão portuguesa de Helder Moura Pereira (poemas,  2013).

Anúncios
%d bloggers like this: