Luís Carlos Patraquim

Luís Carlos Patraquim (Maputo, Moçambique, 1953)

Luís Carlos Patraquim (Maputo, Moçambique, 1953)

Poeta, dramaturgo, guionista e jornalista, com vasta obra publicada. Destaques: Monção, A Inadiável Viagem, Vinte e Tal Novas Formulações e Uma Elegia Carnívora, Mariscando Luas (com Ana M. Leite e Chichorro), Lidemburgo Blues, O Osso Côncavo e Outros Poemas, Pneuma, Canção de Zefanias Zforza, Antologia Poética (Brasil) ou  a antologia Matéria Concentrada (Maputo, N’djira, 2011).

Como redactor/roteirista: jornal cinematográfico Kuxa Kamena, vários documentários no Instituto Nacional de Cinema, de Moçambique, filmes O Tempo dos Leopardos, de Licínio Azevedo, A Tempestade da Terra, de Fernando Silva, diálogos e colaboração em O Gotejar da Luz, de F. Vendrell, Contos Populares da Lusofonia (série vídeo), de Luís Beja, com António Cabrita, adaptação do livro de Mia Couto Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra (em preparação) e com Licínio Azevedo, Comboio de Sal e Açúcar (em preparação).
Para o teatro escreveu, entre outras, as peças Karingana Wa Karingana, Vim Te Buscar, Tremores Íntimos Anónimos (com A. Cabrita), No Estaleiro Geral e As Mulheres d’Água.

Na Companhia das Ilhas: O Escuro Anterior  (poesia, transeatlântico 007, 2013)

Anúncios
%d bloggers like this: